Você sabia que já é possível pagar os tributos federais com o PIX? O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central foi adotado pela Receita Federal e o Banco do Brasil em um novo modelo de arrecadação e recolhimento de tributos. Para entender como isso impacta a sua gestão financeira, leia até o final.
O PIX já está incorporado ao serviço de arrecadação prestado ao Governo Federal. O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), principal documento de arrecadação do Governo Federal, já conta com um QR Code que permitirá o pagamento pelo PIX.
O que muda para as empresas?
Com a novidade, empresas que declaram débitos e créditos tributários podem quitar as contas com o Fisco por meio do PIX.
No caso do Darf, que citamos acima, basta o contribuinte abrir o aplicativo do banco no qual alguma chave PIX já esteja ativa e apontar o celular para o código, que será lido pela câmera do smartphone.
A nova opção está disponível para empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).
Há também outras modalidades já disponíveis.
eSocial também?
Sim. Se você é empregador doméstico, por exemplo, também já pode realizar pagamentos referentes ao Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) no eSocial.
Ao gerar a DAE de acordo com os colaboradores cadastrados no portal do eSocial, será gerado automaticamente um QR Code na guia de pagamento.
Com esse QR Code em mãos, basta direcionar o leitor de códigos com a câmera do celular para poder realizar o pagamento pelo PIX.
MEI também será beneficiado
Os Microempreendedores Individuais (MEI) também poderão utilizar o PIX em sua gestão financeira.
O QR Code do PIX será incorporado também ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), facilitando assim os 9 milhões de pagamentos feitos mensalmente por Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais, segundo dados da Receita Federal.
PIX e as Cooperativas de Crédito
Na primeira semana após o lançamento em novembro de 2020, as cooperativas de crédito já respondiam por 85% das instituições cadastradas no PIX.
⠀
Na Greencred, os cooperados ganharam mais uma forma de garantir segurança e economia nas suas transferências.
Aproveite para conhecer o plano do Banco Central para fortalecer o cooperativismo de crédito no Brasil.
Essas informações foram úteis para você?
A Greencred tem o compromisso com a segurança e a rentabilidade de todos os cooperados. Conheça nossas soluções e entre em contato: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.