Sabemos o quanto 2020 foi um ano desafiador para todos. Ao enfrentarmos uma crise de saúde, rapidamente chegamos a uma crise econômica. Neste momento, as cooperativas contribuíram diretamente para a democratização do crédito, garantindo recursos para que empreendedores mantivessem suas atividades e equipes.
No decorrer do ano, as cooperativas lideraram a concessão de crédito para os pequenos empreendedores.
O cooperativismo respondeu por 31% dos empréstimos aos pequenos negócios, à frente dos bancos privados (12%) e públicos (9%). Esses dados são de pesquisa realizada em maio de 2020 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Leia mais: Cooperativas nacionais lideram crédito a pequenos negócios na pandemia
Crescimento e confiança para pequenos negócios
As cooperativas, além de contribuírem diretamente para a democratização do crédito, têm ocupado uma posição de destaque no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Segundo o Banco Central do Brasil (BC) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o cooperativismo de crédito cresce em maior proporção que as outras instituições financeiras.
Nos últimos cincos anos, as cooperativas viram uma taxa de aumento de 20% no montante de depósitos. Nesse mesmo período, as operações de crédito cresceram, em média, 16% ao ano.
Portanto, essa é a prova de que serviços financeiros com segurança, rentabilidade e ganhos de dono encontram adesão entre os pequenos negócios.
Mesmo diante de um ano desafiador, conseguimos estar ao lado de quem precisou de um fôlego para seu negócio. Na Greencred, o cooperado é sócio e pode usufruir de todos os serviços de um banco – mas com custos bem melhores. Além disso, o cooperado participa do rateio das sobras.
Isso significa que ter a segurança de baixo custo e alto retorno é essencial em momentos de instabilidade e incertezas.
Para conhecer como o cooperativismo pode transformar sua vida financeira, fale conosco: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br.