O cooperativismo tem sido um grande aliado do agronegócio, setor de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil, cujo Valor Bruto da Produção (VBP) atingiu R$ 1,129 trilhão em 2021, alta de 10,1% em relação a 2020, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.
Leia também: Renda Fixa: confira os melhores investimentos em 2022
Agronegócio e cooperativismo: elo fundamental
“O agronegócio e o cooperativismo significam um elo natural e fundamental. O cooperativismo de crédito forma uma orquestração muito importante para a saúde do setor”, observa o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM, José Luiz Tejon. Para o(a) produtor(a) rural, sobram motivos para se associar a uma cooperativa de crédito. Entre eles estão: o acesso facilitado a financiamentos, taxas mais competitivas e, claro, o fato de poder contar com o direito às sobras referentes aos resultados positivos da instituição financeira, uma vez que o cooperado é mais do que um cliente: é sócio.
Além disso, os produtores rurais também podem se beneficiar à medida que as cooperativas de crédito, ao contrário dos bancos tradicionais, não têm fins lucrativos. Ao mesmo tempo, passam a contribuir mais para o desenvolvimento local, pois os investimentos aportados nessas instituições acabam retornando para o fortalecimento das comunidades da região onde estão inseridas.
Cooperativismo e agronegócio em números
– 48% da produção de alimentos no Brasil são decorrentes do cooperativismo;
– 50% do PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio nacional são provenientes do cooperativismo;
– Mais de 1.600 instituições;
– 180,1 mil produtores cooperados;
– 210 mil empregos gerados anualmente.
Fonte: IBGE.
Leia também: Como o cooperativismo contribui no desenvolvimento sustentável
Outros benefícios do cooperativismo para o produtor rural
Além de todas as vantagens que já mencionamos neste artigo, o cooperativismo também é muito importante para o produtor rural ao estimular a cooperação entre os próprios agricultores. Como isso ocorre? Por meio do network. Sem intermediários externos, dentro das próprias cooperativas de crédito, muitas parcerias costumam ser firmadas pelos próprios associados que, entre uma conversa e outra, veem uma oportunidade no negócio do colega.
Também é verdade que, com o apoio de uma cooperativa de crédito, os produtores rurais tornam possível o acesso a mercados maiores, algo que pode ser conquistado de forma gradual. Isso se dá por meio de financiamentos e linhas de crédito mais competitivas para investir nas lavouras ou criações de animais, bem como em relação ao escoamento da produção – alternativas difíceis de serem atingidas sem auxílio.
Neste artigo, vimos como as cooperativas de crédito têm sido importantes para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil. Elas auxiliam os produtores rurais (sobretudo os pequenos) no sentido de aumentar a competitividade, facilitando a vida dos agricultores na comercialização dos produtos, gerando empregos e fomentando a economia local.
Seja um cooperado Greencred e saiba como garantir o seu desenvolvimento financeiro com segurança, rentabilidade e controle do seu patrimônio.
Fale com nossa equipe: (41) 3304-1100 ou (41) 3077-2100.