Warning: Undefined variable $ub in /home/greencred/www/wp-content/themes/greencred/library/extras.php on line 194

Warning: Undefined variable $ub in /home/greencred/www/wp-content/themes/greencred/library/extras.php on line 205

(41) 3304-1100 | (41) 3077-2100

Blog
Greencred

Como o cooperativismo contribui no desenvolvimento sustentável

O cooperativismo está pautado em objetivos que envolvem processos produtivos e geração de serviços, tendo como ponto de partida o fortalecimento econômico dos cooperados, a inclusão social, a formalização de atividades informais e o acesso a mercados.

Além disso, as cooperativas nascem para serem autossustentáveis. Na prática, o desenvolvimento sustentável é percebido nas cooperativas de forma objetiva.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as cooperativas contribuem para economias e sociedades mais inclusivas, além de ajudarem na execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro, há mais de 15 milhões de cooperados reunidos em 5.314 cooperativas, com a geração de 427.576 empregos diretos.

Em 2019, somente o ramo Agropecuário somou 1.223 cooperativas, com mais de 992 mil cooperados, gerando 207 mil empregos.

Mesmo diante dos novos desafios impostos pela atualidade, o cooperativismo continua sendo essencial para o desenvolvimento e crescimento do Brasil. Todos os dias as cooperativas reforçam a relevância do modelo de negócios que “busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”.

A ONU considera o cooperativismo uma ferramenta essencial para construir uma sociedade mais justa e sustentável. “Onde uma cooperativa se instala, ali são disseminados os valores desse modelo de negócio e, o resultado disso é o fortalecimento dos direitos humanos em todos os níveis”, afirmou Niky Fabiancic, coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do PNUD.

Conceitos únicos

O cooperativismo existe através do compartilhamento de ideias e ideais. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), define que “ser cooperativista é acreditar que ninguém perde quando todo mundo ganha, é buscar benefícios próprios enquanto contribui para o todo, é se basear em valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade”.

Assim, o cooperativismo está pautado nos seguintes princípios:

Cooperação: O cooperativismo substitui a relação emprego-salário pela relação trabalho-renda. Em uma cooperativa, o que tem mais valor são as pessoas e quem dita as regras é o grupo. Todos constroem e ganham juntos.

Transformação: Ser cooperativista é querer impactar não só a própria realidade, mas também a da comunidade e a do mundo. É espalhar sonhos e mostrar que é possível alcançá-los sem deixar ninguém para trás.

Equilíbrio: Ser cooperativista é acreditar que é possível colocar do mesmo lado o que à primeira vista parece ser oposto: o econômico e o social, o individual e o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade.

 

Com valores tão particulares, ser um cooperado vai além de um conceito, é uma filosofia de vida para a prosperar em conjunto.

Seja você também um cooperado Greencred!

Conheça todas as nossas soluções: (41) 3304-1100 | (41) 3077-2100 | greencred@greencred.com.br.

 

Outras leituras recomendadas

Apesar da pandemia, cooperativismo de crédito cresce no país

10 motivos para se tornar um cooperado Greencred

Posts relacionados

plugins premium WordPress