Warning: Undefined variable $ub in /home/greencred/www/wp-content/themes/greencred/library/extras.php on line 194

Warning: Undefined variable $ub in /home/greencred/www/wp-content/themes/greencred/library/extras.php on line 205

(41) 3304-1100 | (41) 3077-2100

Blog
Greencred

Fluxo de caixa do consultório médico: cuidados essenciais

Neste momento de instabilidade financeira causada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, muitos profissionais da saúde têm lutado para manter as contas de seus consultórios em dia. De todos os desafios e cuidados médicos que consistem em abrir e manter um consultório, o cuidado financeiro acaba recebendo menos atenção. Para lhe ajudar, a Greencred traz alguns conceitos e orientações que tornarão mais simples sua relação com o fluxo de caixa do consultório médico.

 

O real conceito de fluxo de caixa

Um médico passa por um processo rigoroso para ser aprovado no vestibular, completa uma graduação muito mais extensa que as das demais profissões e ainda precisam de atualização constante para conseguir atuar de forma responsável.

 

Diante disso tudo, ainda precisa sobrar tempo para conhecimento em https://greencred.com.br/wp-content/uploads/2024/05/post03.jpgistração na hora de abrir e gerir seu próprio consultório.

 

Por isso, aprender o conceito de fluxo de caixa ajuda, e muito, o médico a cuidar de sua clínica. É um conceito simples e que parte de um exercício fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio: o registro e controle das entradas e saídas de dinheiro.

 

O fluxo de caixa é justamente este movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa do consultório, ou seja, o que você recebe e o que paga pelo seu negócio.

 

Esse controle pode ser feito por meio de planilhas, mas é importante ressaltar que existem inúmeras ferramentas digitais de controle financeiro. O ideal é que seu registro seja realizado por um recorte temporal, seja diário, semanal ou quinzenal.

 

A questão central é lembrar que quanto mais específico for o seu registro, melhores e mais detalhados serão os dados que você terá para analisar a saúde financeira do seu negócio.

 

Ter este olhar mais específico ajuda em uma série de fatores. Vamos falar sobre eles adiante.

 

Benefícios práticos do fluxo de caixa no consultório

Ao adotar esse controle de fluxo de caixa, você verá que suas decisões em relação ao consultório se tornarão mais inteligentes. Confira abaixo todos os diferenciais de se ter um fluxo de caixa adequado:

 

  • Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa num período de tempo determinado
  • Auxiliar o médico a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro no consultório
  • Verificar se o consultório está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado
  • Verificar se os recursos financeiros são suficientes para tocar o consultório em determinado período ou se há necessidade de obtenção de capital de giro
  • Planejar melhores políticas de prazos de pagamentos e recebimentos
  • Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos
  • Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período considerado
  • Avaliar o melhor momento para efetuar as reposições de estoque em função dos prazos de pagamento e da disponibilidade de caixa
  • Avaliar o momento mais favorável para realizar ações comerciais visando melhorar o caixa do negócio

 

 

Elementos do fluxo de caixa

Já dissemos que o ideal é que seu registro seja realizado em um recorte temporal. Depois de escolher se será diário, semanal ou quinzenal, é necessário considerar os dados que serão colocados neste registro.

 

Abaixo, a Greencred apresenta os elementos essenciais para compor o levantamento.

 

  • Saldo Inicial: é o valor constante no caixa no início do período considerado para a elaboração do Fluxo. Considere somar o dinheiro que está fisicamente no caixa com os saldos bancários disponíveis para saque.

 

  • Entradas de Caixa: correspondem às vendas realizadas à vista, bem como a outros recebimentos, tais como duplicatas, cheques pré-datados, faturas de cartão de crédito etc. Aqui soma-se todo o dinheiro “disponível” na respectiva data.

 

  • Saídas de Caixa: correspondem a pagamentos de fornecedores, pró-labore (retiradas dos sócios), aluguéis, impostos, folha de pagamento, água, luz, telefone e outras despesas do consultório.

 

  • Saldo Operacional: é o valor que você encontra ao subtrair a quantia de saídas de caixa do total obtido nas entradas de caixa. Com este valor, você avalia como se comportam seus recebimentos e gastos periodicamente, sem a influência dos saldos de caixa anteriores, mostrando como o seu consultório se sustenta em plena operação.

 

  • Saldo Final de Caixa: representa o valor obtido da soma do Saldo Inicial com o Saldo Operacional. Permite constatar a real sobra ou falta de dinheiro em seu consultório no período considerado e passa a ser o Saldo Inicial do próximo período.

 

Fluxo de Caixa Previsto e Realizado: importante comparação

Toda boa gestão financeira deve ser cuidadosamente planejada, acompanhada e avaliada. Por isso, sempre tenha em mente o seu plano de negócio. Quanto você gostaria de investir todo ano no consultório? Qual é a progressão de ganhos que se alinham com o seu planejamento financeiro?

 

Ter respostas a essas questões é estabelecer exatamente onde você quer chegar com o seu consultório. Essas metas e previsões orientam ações e ajudam a moldar as decisões de negócio.

 

Por isso, ao montar o seu fluxo de caixa, considere uma previsão de valores para que possam ser comparados aos valores realizados.

 

Esse cuidado permite tomar decisões antecipadas sobre aumento de compras, liquidações, racionalização de custos, hora certa para fazer investimentos e até mesmo sobre a possibilidade de aumentar seu salário.

 

Viu como essa ferramenta de gestão pode lhe ajudar na gestão de seu consultório? De saúde financeira, a gente entende.

 

A Greencred está há mais de 20 anos cuidando da saúde financeira de médicos e médicas, oferecendo todos os serviços de um banco, mas com ganhos de sócio.

 

Conheça nossas soluções e associe-se.

Seja um cooperado: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br

Posts relacionados

plugins premium WordPress