Posted by & filed under Notícias.

As PMEs são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do país

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) exercem um papel significativo para a economia brasileira.

De acordo com dados do Sebrae, o setor é responsável por 99% dos empreendimentos nacionais, 72% dos empregos criados no país no primeiro semestre de 2022 e 30% do PIB (Produto Interno Bruto).

 

Leia também: A importância da Gestão de Custos para o seu negócio

 

Apesar de sua incontestável importância, dados do IBGE apontam que 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano, e 60% fecham as portas antes dos cinco anos.

Ocorre que, enquanto as grandes companhias contam com equipes voltadas ao gerenciamento de riscos, as pequenas e médias empresas tendem a deixar este relevante aspecto de lado, uma vez que precisam dedicar a maior parte de suas energias à própria sobrevivência do negócio.

Por isso, listamos quatro riscos de negócio muito frequentes para as PMEs, e o que pode ser feito a fim de evitá-los:

  • Risco Financeiro: não ter condição financeira para honrar os compromissos e manter a sustentabilidade do negócio é, sem dúvida, uma das maiores ameaças para os pequenos e médios empreendedores. Para evitar este risco, é importante acompanhar o fluxo de caixa com atenção, reduzir as despesas desnecessárias e manter as contas pessoais sempre separadas das empresariais;
  • Risco de Crédito: a falta de capacidade para obtenção de crédito também inspira preocupação e se torna mais escassa em tempos de recessão econômica. Nesse sentido, quem tem um bom histórico de pagamento e consegue oferecer garantias tende a sair na frente;
  • Risco de Mercado: os pequenos e médios empreendedores também precisam estar atentos às movimentações de mercado para que não sejam muito impactados em meio a possíveis mudanças. As políticas de juros e variações do dólar são alguns exemplos que podem demandar um monitoramento frequente;
  • Risco nas Operações: aplicar um sistema de gerenciamento de riscos é muito importante para evitar e/ou mitigar problemas como atrasos de fornecedores, falhas logísticas, defeitos em equipamentos, entre outros. Treinamento das equipes e processos internos eficientes ajudam as PMEs a não se submeterem a este tipo de risco.

 

Leia também: É possível proteger seu dinheiro dos riscos de mercado?

 

Você tem uma PME? Conheça os benefícios de ser cooperado(a) Greencred

Na Greencred, o cooperado(a) também é sócio, e pode usufruir de todos os serviços financeiros de um banco – mas com custos bem melhores e condições diferenciadas. Além disso, o associado(a) participa do rateio das sobras, os resultados anuais obtidos pela cooperativa. Associe-se: https://www.greencred.com.br/associe-se/

 

Posted by & filed under Notícias.

As cooperativas de crédito contam com alguns diferenciais importantes em relação aos bancos tradicionais

Sabia que os serviços financeiros em uma cooperativa de crédito costumam ser mais rentáveis e seguros?

Embora forneçam os mesmos serviços financeiros que os bancos tradicionais, as cooperativas de crédito contam com alguns diferenciais importantes.

Um bom exemplo são as taxas de juros, que em uma cooperativa de crédito possuem índices mais acessíveis e condições diferenciadas em relação aos bancos.

Os prazos para a quitação de financiamentos e empréstimos em uma cooperativa de crédito também costumam ser mais atrativos e flexíveis.

 

Leia também: Contas para crianças: saiba a importância delas para a educação financeira

 

Mais do que cliente, você é sócio(a)!

Ademais, vale observar que em uma cooperativa os usuários dos serviços financeiros não são apenas clientes da instituição, e sim sócios que têm direito aos resultados anuais da organização conforme sua participação.

A finalidade é outra questão relevante que ajuda a entender os porquês de os serviços financeiros em uma cooperativa serem mais atrativos. É que enquanto os bancos só visam ao lucro, as cooperativas objetivam o bem comum, o que envolve todas as comunidades onde estão inseridas.

 

Fundo Garantidor

Já no quesito segurança, os investimentos dos cooperados contam com a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), o qual assegura até R$ 250 mil para cada associado.

Entre as principais vantagens do cooperativismo de crédito, destacamos:

  • Serviços financeiros mais acessíveis, rentáveis e seguros;
  • Participação dos resultados entre os cooperados;
  • Atendimento diferenciado;
  • Gestão democrática;
  • Comprometimento com o bem comum.

 

Leia também: Conheça a missão, visão e os valores da Greencred

 

Pretende investir? Conte com a Greencred!

Se você pretende investir, saiba que a Greencred é a sua cooperativa de crédito, que oferece as condições mais diferenciadas do mercado em prol do seu desenvolvimento financeiro.

Há mais de duas décadas nos especializamos para oferecer soluções financeiras, produtos e serviços voltados a diversos perfis de cooperados.

 

Fale com a Greencred:

https://greencred.com.br/associe-se/
greencred@greencred.com.br

Sede

Benjamin Constant, 67

Centro – Curitiba – PR

 

LIGUE (41) 3304 1100

das 10h às 16h

 

Cooperhec

Praça Alfredo Andersen, 415 B

Bigorrilho, Curitiba

 

LIGUE (41) 3077 2100

das 10h às 16h

 

Posted by & filed under Notícias.

Algumas medidas são muito importantes para que os investidores iniciantes obtenham sucesso

Começar a investir é uma decisão muito importante em prol do desenvolvimento financeiro. Por meio dela é possível fazer, por exemplo, que o seu dinheiro renda mais, algo que viabilize objetivos e sonhos.

Quem já tem experiência no assunto costuma conhecer melhor os caminhos a serem percorridos. E os investidores iniciantes? Nada mais natural que tenham algumas dúvidas sobre as melhores decisões a tomar, não é mesmo?

 

Leia também: Vai investir? Evite cometer estes 3 erros para obter sucesso!

 

Ao pensar nisso, nossos especialistas da Greencred selecionaram as seguintes dicas para os investidores iniciantes obterem sucesso em suas empreitadas:

  • Faça um planejamento

Por que você quer investir? Onde você quer investir? Como você quer investir? Estas são algumas das perguntas que devem constar no planejamento dos investidores iniciantes, bem como as estratégias que devem ser executadas. Ao estipular objetivos, prazos e valores, fica mais fácil alcançar os resultados desejados;

 

  • Busque conhecimento

Dedique um tempo do seu dia para explorar o universo dos investimentos, estudando acerca da educação financeira. Para lhe ajudar, consuma conteúdos que abordem essas temáticas – eles estão disponíveis em livros, revistas, podcasts, séries, filmes e outros diversos tipos de plataformas;

  • Saiba qual é o seu perfil de investidor

Conservador, moderado e arrojado. Estes são os principais perfis de investidor. Identificar o seu é muito importante, principalmente quando se é um investidor iniciante, porque tal definição ajuda a encontrar, com maior clareza, as aplicações mais alinhadas com as suas necessidades e os seus objetivos;

  • Defina um valor mínimo para investir

Muitos investidores iniciantes acreditam que seja necessário dispor de uma grande quantia para começar a investir. Na verdade, há inúmeras alternativas de investimentos para tipos distintos de condições. O ideal, nesse caso, é definir um valor mínimo a ser investido. Posteriormente, ao ganhar mais conhecimento, segurança e confiança, você pode buscar possibilidades que envolvam valores maiores.

 

Leia também: Em 2023, invista no seu desenvolvimento financeiro

 

Pensando em investir? Saiba que se associar a uma cooperativa de crédito pode ser uma excelente decisão nesse sentido. A Greencred atua há 25 anos em prol do desenvolvimento financeiro de seus associados, oferecendo rentabilidade, segurança e condições diferenciadas em relação aos bancos tradicionais. Fale agora mesmo com a nossa equipe:

(41) 3304-1100 (sede)/ (41) 3077-2100 (Cooperhec)
greencred@greencred.com.br