Posted by & filed under Destaque.

Prezados cooperados

A pandemia do Coronavírus surpreendeu o mundo com uma crise humanitária e econômica sem precedentes na história, pois afetou de maneira indiscriminada todas as nações do planeta. Estamos enfrentando no Brasil o pior momento da pandemia, com o crescimento no número de contaminados e mortes. A necessidade de isolamento social, única maneira de tentar conter a disseminação da doença, ocasionou de maneira geral, desastrosos e indesejáveis efeitos na economia. Nossos cooperados, que são na sua maioria, profissionais que atuam na área de saúde, estão sentindo as consequências de maneira mais profunda, pois são em grande parte autônomos. Todos apresentaram queda substancial em seus rendimentos devido à diminuição drástica do movimento em seus consultórios, clinicas e também nos hospitais. Esse é um momento de união e solidariedade, oportuno para colocarmos ainda mais em prática os princípios cooperativistas, em benefício dos nossos cooperados. Mesmo com a crise, nossa cooperativa continua sólida, segura e rentável, tudo isso graças a uma gestão séria, consciente e responsável, durante todos os anos de sua existência. O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva, sabendo do que estaria por vir em decorrência do isolamento social, de imediato tomou medidas no sentido de auxiliar os cooperados. Fizemos o lançamento de uma linha de crédito com juros pré-fixados, bastante atrativos e com carência de 90 dias para início do pagamento das parcelas, para que os cooperados pudessem arcar com suas despesas cotidianas nesse período. Realizamos a prorrogação dos pagamentos das parcelas dos contratos de empréstimos, pelo período de 90 dias, para aqueles cooperados que solicitassem. Estamos cientes de que ainda levará tempo para que as atividades voltem ao normal, portanto, estamos prorrogando o pagamento das parcelas dos empréstimos por mais 60 dias para os que solicitarem. A confiança bilateral é um princípio fundamental em uma instituição financeira, portanto, temos plena convicção que sairemos dessa crise ainda mais fortalecidos e unidos, para crescermos juntos buscando melhorar a vida de todos. Contem sempre com a Greencred em todos os momentos, especialmente nos mais difíceis.

Deixe as suas esperanças, e não as suas dores, moldarem o seu futuro.

Robert H. Schiller

 

Um grande abraço a todos.

Dr. Rubens Valarini

Presidente

fluxo de caixa do consultório médico

Posted by & filed under Destaque.

Neste momento de instabilidade financeira causada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, muitos profissionais da saúde têm lutado para manter as contas de seus consultórios em dia. De todos os desafios e cuidados médicos que consistem em abrir e manter um consultório, o cuidado financeiro acaba recebendo menos atenção. Para lhe ajudar, a Greencred traz alguns conceitos e orientações que tornarão mais simples sua relação com o fluxo de caixa do consultório médico.

 

O real conceito de fluxo de caixa

Um médico passa por um processo rigoroso para ser aprovado no vestibular, completa uma graduação muito mais extensa que as das demais profissões e ainda precisam de atualização constante para conseguir atuar de forma responsável.

 

Diante disso tudo, ainda precisa sobrar tempo para conhecimento em https://greencred.com.br/wp-content/uploads/2024/05/post03.jpgistração na hora de abrir e gerir seu próprio consultório.

 

Por isso, aprender o conceito de fluxo de caixa ajuda, e muito, o médico a cuidar de sua clínica. É um conceito simples e que parte de um exercício fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio: o registro e controle das entradas e saídas de dinheiro.

 

O fluxo de caixa é justamente este movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa do consultório, ou seja, o que você recebe e o que paga pelo seu negócio.

 

Esse controle pode ser feito por meio de planilhas, mas é importante ressaltar que existem inúmeras ferramentas digitais de controle financeiro. O ideal é que seu registro seja realizado por um recorte temporal, seja diário, semanal ou quinzenal.

 

A questão central é lembrar que quanto mais específico for o seu registro, melhores e mais detalhados serão os dados que você terá para analisar a saúde financeira do seu negócio.

 

Ter este olhar mais específico ajuda em uma série de fatores. Vamos falar sobre eles adiante.

 

Benefícios práticos do fluxo de caixa no consultório

Ao adotar esse controle de fluxo de caixa, você verá que suas decisões em relação ao consultório se tornarão mais inteligentes. Confira abaixo todos os diferenciais de se ter um fluxo de caixa adequado:

 

  • Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa num período de tempo determinado
  • Auxiliar o médico a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro no consultório
  • Verificar se o consultório está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado
  • Verificar se os recursos financeiros são suficientes para tocar o consultório em determinado período ou se há necessidade de obtenção de capital de giro
  • Planejar melhores políticas de prazos de pagamentos e recebimentos
  • Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos
  • Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período considerado
  • Avaliar o melhor momento para efetuar as reposições de estoque em função dos prazos de pagamento e da disponibilidade de caixa
  • Avaliar o momento mais favorável para realizar ações comerciais visando melhorar o caixa do negócio

 

 

Elementos do fluxo de caixa

Já dissemos que o ideal é que seu registro seja realizado em um recorte temporal. Depois de escolher se será diário, semanal ou quinzenal, é necessário considerar os dados que serão colocados neste registro.

 

Abaixo, a Greencred apresenta os elementos essenciais para compor o levantamento.

 

  • Saldo Inicial: é o valor constante no caixa no início do período considerado para a elaboração do Fluxo. Considere somar o dinheiro que está fisicamente no caixa com os saldos bancários disponíveis para saque.

 

  • Entradas de Caixa: correspondem às vendas realizadas à vista, bem como a outros recebimentos, tais como duplicatas, cheques pré-datados, faturas de cartão de crédito etc. Aqui soma-se todo o dinheiro “disponível” na respectiva data.

 

  • Saídas de Caixa: correspondem a pagamentos de fornecedores, pró-labore (retiradas dos sócios), aluguéis, impostos, folha de pagamento, água, luz, telefone e outras despesas do consultório.

 

  • Saldo Operacional: é o valor que você encontra ao subtrair a quantia de saídas de caixa do total obtido nas entradas de caixa. Com este valor, você avalia como se comportam seus recebimentos e gastos periodicamente, sem a influência dos saldos de caixa anteriores, mostrando como o seu consultório se sustenta em plena operação.

 

  • Saldo Final de Caixa: representa o valor obtido da soma do Saldo Inicial com o Saldo Operacional. Permite constatar a real sobra ou falta de dinheiro em seu consultório no período considerado e passa a ser o Saldo Inicial do próximo período.

 

Fluxo de Caixa Previsto e Realizado: importante comparação

Toda boa gestão financeira deve ser cuidadosamente planejada, acompanhada e avaliada. Por isso, sempre tenha em mente o seu plano de negócio. Quanto você gostaria de investir todo ano no consultório? Qual é a progressão de ganhos que se alinham com o seu planejamento financeiro?

 

Ter respostas a essas questões é estabelecer exatamente onde você quer chegar com o seu consultório. Essas metas e previsões orientam ações e ajudam a moldar as decisões de negócio.

 

Por isso, ao montar o seu fluxo de caixa, considere uma previsão de valores para que possam ser comparados aos valores realizados.

 

Esse cuidado permite tomar decisões antecipadas sobre aumento de compras, liquidações, racionalização de custos, hora certa para fazer investimentos e até mesmo sobre a possibilidade de aumentar seu salário.

 

Viu como essa ferramenta de gestão pode lhe ajudar na gestão de seu consultório? De saúde financeira, a gente entende.

 

A Greencred está há mais de 20 anos cuidando da saúde financeira de médicos e médicas, oferecendo todos os serviços de um banco, mas com ganhos de sócio.

 

Conheça nossas soluções e associe-se.

Seja um cooperado: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br

Telemedicina

Posted by & filed under Notícias.

Com o distanciamento social sendo amplamente utilizado como estratégia de contenção da pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, os consultórios e clínicas ficaram mais vazios. Há alguns anos a Telemedicina vem ganhando espaço no mercado internacional, e agora tornou-se em uma ferramenta eficaz na proteção não só dos pacientes, mas também dos médicos.

 

A Telemedicina é a realização de consultas médicas de forma remota. No Brasil, a telemedicina já pode ser exercida nos seguintes moldes:

 

  • Teleorientação, que permite que médicos realizem a distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento;

 

  • Telemonitoramento, que possibilita que, sob supervisão ou orientação médicas, sejam monitorados a distância parâmetros de saúde e/ou doença;

 

  • Teleinterconsulta, que permite a troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

 

Um estudo da Bain & Company mostrou que a Telemedicina está entre os seis setores que mais ganharam impulso imediato com a pandemia do novo coronavírus. Segundo a pesquisa, esse crescimento deve se manter em alta no longo prazo.

 

Com a chegada da pandemia, médicos da rede privada e do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram que adotar a Telemedicina como possibilidade em diversas especialidades. Atentos a essa movimentação, a equipe do Conselho Federal de Medicina (CFM) se apressou em garantir mais segurança nos atendimentos para a consolidação de práticas seguras de Telemedicina.

 

Receitas médicas e atestados digitais

Em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o CFM lançou uma ferramenta de emissão de atestados e de receitas médicas em meio eletrônico.

 

Clique e conheça a plataforma!

 

A iniciativa chega em boa hora para fomentar a Telemedicina entre os médicos e médicas brasileiros, mantendo a segurança dos profissionais da saúde e dos pacientes.

 

A Telemedicina está se consolidando aos poucos, mas com passos sólidos. Diante dessa movimentação de mercado, é interessante que os médicos aproveitem este bom momento.

 

Para utilizar a plataforma de receitas e atestados digitais, o profissional precisa de certificado digital padrão ICP-Brasil.

 

Para obtê-lo, o primeiro passo é escolher uma das 17 Autoridades Certificadoras credenciadas à ICP-Brasil. As políticas de comercialização são próprias de cada empresa.

 

Cabe à Autoridade Certificadora informar o valor do certificado, as formas de pagamento, os equipamentos necessários e a documentação obrigatória para emissão.

 

Na página do Conselho Federal de Medicina é possível consultar condições especiais para médicos obterem o certificado, por meio de um termo de cooperação técnica que o CFM estabeleceu com três diferentes autoridade, viabilizando a certificação digital a um baixo custo.

 

Pronto(a) para ingressar no mundo da Telemedicina? Diversifique seus ganhos e torne-os em investimentos altamente rentáveis na Greencred.

 

Conheça nossas soluções e associe-se.

Seja um cooperado: (41) 3304-1100 | greencred@greencred.com.br

tesouro direto na covid-19

Posted by & filed under Notícias.

Ao contrário do que muitos investidores iniciantes acreditam, a renda fixa também pode variar, apesar da previsibilidade dos ganhos. Isso tem ficado evidente nas últimas semanas e tem preocupado os investidores menos experientes. Não há motivos para pânico, mas é preciso entender esses riscos e saber como atuar diante do impacto da pandemia de Covid-19 na renda fixa do Tesouro Direto.

 

Com a instabilidade mundial trazida pela pandemia, o mercado de investimentos também sofreu interferências. Isso porque as empresas começaram a se endividar com mais frequência e, consequentemente, a reduzir o seu crédito.

 

Como estamos enfrentando uma crise de alto impacto, o diagnóstico futuro ainda é muito incerto. No entanto, é essencial que acompanhemos nossos investimentos com cautela para termos noção da segurança de nossas aplicações.

 

Tesouro Direto não deixou de ser seguro!

Quem investe no Tesouro Direto, por exemplo, que é uma Renda Fixa Pública, tem acompanhado um cálculo de perdas que tem preocupado muito. Mas não aja sem antes entender o que acontece neste período.

 

As taxas de juros e inflação estão variando com frequência, o que impacta os preços dos títulos públicos.

 

O Tesouro Direto, por exemplo, pode ser prefixado com uma rentabilidade anual de 4,59% ou indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) somado ao índice de 3,41%. Nessas duas modalidades, as variações de preço têm caído.

 

E isso não significa que é hora de tirar o seu investimento antes do vencimento pré-estabelecido.

 

Muito pelo contrário. A desvalorização mostrada no seu investimento só vai ser computada em caso de resgate. A queda no preço que você vê hoje no seu investimento não interfere no valor fixado para o vencimento.

 

Por exemplo, se você estabeleceu um investimento para 2026, você irá receber o valor integral do rendimento. Se você resgatar agora, em momento de desvalorização, vai então “perder dinheiro”.

 

Resumindo o caso para quem já tem investimentos no Tesouro Direto:

  • Este não é o momento ideal para realizar resgates
  • Com o efeito dos juros, os preços caíram e essa desvalorização só é colocada em prática em caso de resgate
  • O ideal é manter o ativo até seu vencimento, para garantir o retorno contratado no momento da compra

 

Cuide bem do seu dinheiro e tenha a certeza dos melhores investimentos com a Greencred.

 

Com informações da XP Investimentos.

daniel alberini

Posted by & filed under Notícias.

A Greencred realizou na segunda-feira, 8 de junho, mais uma palestra online e gratuita com foco nos debates de recuperação econômica do país pós-pandemia. A palestra reuniu médicos e médicas de diferentes especialidades, professores universitários, integrantes da diretoria, cooperados e público em geral para ouvir e dialogar com o economista Daniel Alberini.

 

O tema central foi Cenário econômico e investimentos pós-Covid-19. Daniel Alberini é economista pela FAE Business School e MBA em Finanças com ênfase em Investimentos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), é sócio fundador e gestor dos fundos da CTM Investimentos e atua no mercado financeiro há mais de 15 anos.

 

O economista apresentou um olhar técnico para mostrar que o Brasil tem grande potencial de aplicar sustentabilidade fiscal e pagar as contas da pandemia. “Os dados econômicos no restante do mundo não mostram um cenário de depressão. A grande questão é que a sustentabilidade fiscal e a liquidez no Brasil é grande”, explica Alberini.

 

O que vai definir o fôlego brasileiro para a recuperação econômica está, segundo Daniel, mais ligado aos humores políticos e ações desencontradas do poder Executivo e do Congresso Nacional.

 

“O Brasil não vai ficar muito atrás dos países que já estão vivendo a reabertura e conhecendo a realidade da pós-pandemia. A projeção de queda anual do PIB é de 5% a 6%, muito próxima à queda de outras nações”, apresenta.

 

Entre os destaques da manutenção de uma sustentabilidade fiscal, Daniel Alberini destaca a atuação dos Bancos Centrais, não só no Brasil, mas em todo o mundo. “Os Bancos Centrais entraram com pacotes de estímulo econômico. Pacotes monetários, queda de juros, dando suporte máximo para os 3 ou 4 primeiros meses de pandemia. Essa atuação fez toda a diferença na recuperação desses países como China, países europeus e até os Estados Unidos que começa agora a entrar em processo de reabertura”, informa.

 

O economista explica que esta experiência nos deu uma lição prática de como os Bancos Centrais devem agir em um momento de parada brusca, quando todos se assustam e ficam “anestesiados”.

 

“Os bancos acabam retendo títulos de dívidas nesses momentos de estresse. O Banco Central americano, por exemplo, comprou todos os ativos, suportando essa transição e colocando as engrenagens da economia para rodar”, exemplifica.

 

O Banco Central acertou em algumas medidas emergenciais, mas o economista destacou o nosso perfil econômico majoritariamente agropecuário como um poderoso amortecedor do impacto da pandemia da Covid-19. “A economia brasileira é baseada no agronegócio. Segmento que ganhou bastante força competitiva, contribuindo para que o efeito da nossa queda fosse menor”.

 

Daniel Alberini reforça que o Brasil tem condições de bancar o pacote da pandemia e sair da crise da Covid-19 mais fortalecido economicamente em comparação em como o país entrou.

 

Investimentos

Depois de uma explanação sobre o cenário de retomada, Daniel Alberini respondeu perguntas diretas dos ouvintes, transformando a palestra em um debate plural.

 

Segundo o economista, a renda fixa não vai entregar o retorno de capital que o investidor esperava, principalmente diante daquele “efeito pânico” que ocorreu no início da pandemia, mas que já desapareceu.

 

“As companhias da Bolsa [de valores] costumam ser as maiores do seu segmento. As grandes companhias vão se beneficiar desse momento, o que torna o investimento em renda variável mais rentável. Essas grandes empresas da bolsa acabam capturando a retomada da economia de forma mais palpável”, diante deste argumento, Daniel explica que as ações da Bolsa e os fundos imobiliários ganham mais expressão e devem entrar no radar dos investidores.

 

“Num ambiente de baixas taxas de juros, os fundos imobiliários se tornam bons investimentos, com aluguel isento de imposto de renda. Por isso, este é um ótimo momento para estudar a diversificação do seu investimento: comprar ações, adquirir cotas em fundos e aplicar em renda fixa. Ter um portfólio de investimentos torna você um investidor que lida melhor com a variação diária de preços”, orienta.

 

Dr. Rubens Valarini, presidente da Greencred, finalizou o encontro agradecendo ao Daniel pela sabedoria compartilhada e pela visão otimista para os ouvintes começarem bem a semana. “Muitas de nossas fontes projetam cenários de depressão econômica e aumentam nossas incertezas em relação ao futuro. Muito bom poder contar com um olhar técnico que mostra que podemos sair bem dessa pandemia, mesmo que ainda não tenhamos certeza de quando começa este tão esperado pós-pandemia”, finalizou.

internet banking greencred

Posted by & filed under Destaque.

Por mais que pareça difícil acreditar, uma parcela significativa da população ainda paga suas contas e fala com o seu banco de forma presencial. Por isso, é preciso reforçar que é possível fazer uso da tecnologia de forma segura acessando todos os serviços do seu banco respeitando o distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. O Internet Banking da Greencred é assim. Confira os cuidados necessários para que suas informações e operações sejam realizadas com segurança.

 

A Greencred zela pela estabilidade, segurança e funcionamento dos serviços oferecidos na plataforma digital.

 

Segurança é uma questão primordial quando o assunto é Internet Banking e deve estar à frente de toda a tentativa de uso. Quer conhecer os principais cuidados? Leia abaixo!

 

Como acessar a rede de dados com segurança?

Nunca utilize rede abertas de Wi-Fi para fazer operações bancárias e nem baixar aplicativos de bancos. Acesse somente conexões privadas, como a da sua casa ou a do seu pacote de dados do celular.

 

Como acessar ou baixar o aplicativo?

Na parte superior desta página você verá o botão ACESSE SUA CONTA. Ele irá te direcionar à página de login, na qual você deverá informar sua Agência e Conta Corrente para ter acesso aos serviços.

 

Você pode optar pelo aplicativo. Basta fazer o download do app. Se você tem celular da Apple, baixe pela App Store, e se você tem um celular Android, baixe pela Google Play.

 

Preciso cadastrar senha para utilizar o banco no celular?

Sim. Nosso sistema de segurança estabelece procedimentos próprios para garantir o acesso e movimentação de sua conta. Por isso, cada cooperado precisa ter uma senha individual e intransferível.

 

O que posso fazer pelo celular em minha conta?

Você poderá consultar saldos, extratos da conta corrente, realizar transferências entre contas da Greencred ou para outras instituições financeiras (TED e DOC).

 

Tudo isso para você cooperado acessar onde e quando quiser.

 

Posso utilizar o aplicativo do banco ou acessar minha conta pelo celular de outra pessoa?

Nunca. Mesmo sabendo que você deve acionar o banco com a senha para entrar e sair do aplicativo, recuse esse tipo de ajuda e evite deixar rastros em aparelhos de terceiros.

 

Estamos prontos para te ajudar a viver a melhor experiência de Internet Banking possível. Precisa de ajuda? Fale conosco!

 

Sede: (41) 3304-1100

Posto – Cooperhec: (41) 3077-2100

E-mail: greencred@greencred.com.br

Alberini

Posted by & filed under Destaque, Notícias.

Na próxima segunda-feira, dia 08 de junho, a Greencred vai realizar uma nova palestra online, desta vez às 19h.
O convidado agora é Daniel Alberini, economista pela FAE Business School e MBA em finanças com ênfase em Investimentos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), é sócio fundador e gestor dos fundos da CTM Investimentos e atua no mercado financeiro há mais de 15 anos.
Alberini vai abordar o tema: Cenário econômico e investimentos pós-COVID-19.
Para participar, não é necessário inscrição prévia. Basta entrar neste link no dia e horário da palestra.
Contamos com sua presença!