Posted by & filed under Notícias.

É preciso adotar algumas medidas para evitar os juros abusivos

As taxas de juros equivalem ao valor que a instituição financeira recebe quando concede um empréstimo ou outra modalidade de crédito.

Elas existem como uma espécie de compensação para esse credor em razão do risco de a quantia deixar de ser devolvida ou pelo valor que poderia render caso estivesse investido.

 

Leia também: Por que os serviços em uma cooperativa financeira são mais rentáveis e seguros?

 

O que são juros abusivos?

Ocorre que, muitas vezes, os consumidores se deparam com a cobrança de juros abusivos, quando o valor cobrado pelas instituições supera a quantia necessária para cobrir o risco do empréstimo ou está acima do estabelecido pelo Banco Central.

 

Juros abusivos: quais as consequências?

O pagamento de um valor que excede consideravelmente o crédito contratado é a principal consequência da cobrança de juros abusivos. Assim, o consumidor precisa desembolsar ainda mais para conseguir quitar o débito, algo que pode desequilibrar o seu orçamento e gerar uma dívida difícil de ser paga.

 

Como identificar os juros abusivos?

É importante observar que não há um valor específico ou exato para definir que os juros são abusivos. Isso se dá porque cada modalidade de crédito possui taxas estabelecidas e as instituições financeiras apresentam diferentes encargos.

Contudo, na hora de assinar o contrato, você pode calcular o valor efetivo cobrado pelo financiamento ou crédito. Sabia que o Banco Central possui até uma ferramenta para isso? É a Calculadora do Cidadão.

 

Conheça dicas para evitar os juros abusivos

Além do já mencionado uso da Calculadora do Cidadão, algumas dicas para evitar os juros abusivos são as seguintes:

  • Informe-se sobre a taxa média de juros do país;
  • Pesquise e compare;
  • Evite a impulsividade;
  • Atente-se ao valor da dívida;
  • Confira o contrato com atenção;
  • Conheça os seus direitos.

 

Leia também: Entenda as diferenças entre Financiamento, Empréstimo e Consórcio

 

O que fazer em caso de juros abusivos?

Embora se espere bom senso das instituições que oferecem financiamentos e empréstimos, é preciso se preparar para as situações de cobrança de juros abusivos.

Uma alternativa é recorrer da cobrança por meio de uma Ação Revisional de Juros junto à Justiça Comum ou ao Procon. Dessa forma é possível ajustar as taxas conforme o valor médio de mercado.

Em cooperativas financeiras, como a Greencred, as taxas de juros para empréstimos e financiamentos são diferenciadas em comparação aos bancos tradicionais, o que significa condições mais acessíveis, que cabem no seu bolso. Você quer ser um(a) cooperado(a)?

 

Entre em contato com um dos nossos consultores:

 

(41) 3304-1100 (sede)/ (41) 3077-2100 (Cooperhec)
greencred@greencred.com.br
www.greencred.com.br

Posted by & filed under Notícias.

Atendimento humanizado é um dos principais atributos de uma cooperativa financeira

O mau atendimento é um dos principais motivos de reclamações dos clientes de bancos tradicionais.

Com o advento das novas tecnologias, a automatização desse tipo de serviço tão importante contribui para as insatisfações, à medida que ninguém deseja receber uma mensagem automática e fria quando precisa resolver um problema, concorda?

Já nas cooperativas financeiras, como a Greencred, o atendimento de excelência costuma ser um grande diferencial.

 

Leia também: Você já ouviu falar dos princípios do cooperativismo?

 

Atendimento humanizado e personalizado

Realizado de forma humanizada e personalizada, o atendimento em uma cooperativa financeira transmite para o(a) cooperado(a) que há um comprometimento da instituição em bem servi-lo(a).

É que, por mais que a tecnologia facilite muitas questões do nosso dia a dia, também é verdade que o velho “olho no olho”, um sorriso e um cafezinho continuam sendo muito valorizados pelos clientes.

 

Cooperados Greencred elogiam: atendimento diferenciado

Cooperada Greencred há mais de 20 anos, a enfermeira e professora universitária Carla Cassi reforça a importância do bom atendimento: “Os limites disponibilizados são muito vantajosos, sem taxas bancárias, e o atendimento é sempre ágil e diferenciado, realizado por pessoas, e não por robôs.”

Na mesma linha, a oftalmologista Tânia Schaefer (cooperada desde 2001), reconhece o comprometimento e dedicação dos colaboradores da Greencred.

“Quando eu precisei da Greencred para reformar minha clínica e aumentar meus equipamentos, bastou eu telefonar para conseguir as melhores taxas e condições possíveis para resolver o nosso problema”, relembra Tânia.

 

Leia também: Conheça a missão, visão e os valores da Greencred

 

Por que escolher a Greencred?

A Greencred é a sua cooperativa de crédito que, ao contrário dos bancos tradicionais, oferece as melhores soluções financeiras com as taxas mais diferenciadas do mercado.

Tudo isso, com o acréscimo de um atendimento humanizado, que compreende as suas necessidades e entrega muito comprometimento para supri-las. Dê um grande passo, agora mesmo, rumo ao seu desenvolvimento financeiro: associe-se!

 

(41) 3304-1100 (sede)/ (41) 3077-2100 (Cooperhec)
greencred@greencred.com.br

Posted by & filed under Notícias.

O Score de Crédito é uma ferramenta que analisa, com base em uma pontuação, a situação financeira de cada consumidor.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os critérios que são usados para obter a aprovação de produtos financeiros, como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos.

Nesse sentido, algumas instituições, como a Serasa Experian, desenvolveram o chamado Score de Crédito, uma ferramenta que analisa, com base em uma pontuação, a situação financeira de cada consumidor.

 

Leia também: Contas para crianças: saiba a importância delas para a educação financeira

 

No caso da Serasa Experian, que tem um dos Scores de Crédito mais consultados do país, a pontuação vai de 0 a 1.000. A condição atual das pessoas é dividida em quatro patamares:

 

  1. 0 a 100: alta dificuldade de acessar o crédito, com risco de inadimplência;
  2. 101 a 250: acesso moderado às opções de crédito, mas sem tantas opções;
  3. 251 a 550: mais facilidade na obtenção das melhores opções de crédito no mercado, com menores chances de atraso nos pagamentos;
  4. 551 a 1000: acesso às condições especiais de crédito, com facilidade na aprovação e opções variadas.

 

Como funciona o Score de Crédito?

Mas como é calculada a pontuação de cada pessoa no Score de Crédito? Utilizando dados estatísticos que indicam se ela tem mais chance de pagar as contas em dia. Quanto melhor o histórico, maior o número do score.

Exemplo: se você é uma pessoa que costuma pagar as contas em dia, o que inclui as faturas integrais do cartão de crédito, as chances de o seu Score de Crédito estar entre 551 a 1000 pontos é bastante alta.

 

Qual é a importância de um Score de Crédito alto?

Hoje em dia, quando alguém pede aprovação para obter um cartão de crédito, as instituições financeiras costumam recorrer ao Score de Crédito para consultar a pontuação do requerente.

Logo, quem tem um Score de Crédito alto, conta com mais chances de alcançar o objetivo. “A pontuação utiliza os dados do histórico de crédito do consumidor para verificar as chances de inadimplência. Sem antecedentes consistentes, não é possível fazer uma boa estimativa”, explica o Serasa Experian.

Desse modo, é importante ter contas em seu nome, utilizar o cadastro positivo e acompanhar sua pontuação antes de pedir crédito.

 

Leia também: Dicas práticas para colocar as finanças em dia em 2023

 

Para acessar o Serasa Score, basta fazer o cadastro no site e obter, gratuitamente, os dados de seu CPF ou CNPJ.

Curtiu este artigo? Esperamos que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o Score de Crédito.

 

Pretende investir? Conte com a Greencred!

Se você pretende investir, saiba que a Greencred é a sua cooperativa de crédito, que oferece as condições mais diferenciadas do mercado em prol do seu desenvolvimento financeiro.

 

Fale com a Greencred:

https://greencred.com.br/associe-se/
(41) 3304-1100 (sede)/ (41) 3077-2100 (Cooperhec)
greencred@greencred.com.br

Posted by & filed under Notícias.

Entre as principais vantagens de investir em CDB estão a facilidade para encontrar instituições que o disponibilizam

 

O que é CDB?

Você já ouviu falar em CDB? Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são os investimentos de renda fixa mais conhecidos do grande público no Brasil.

Disponível na maioria das instituições financeiras, o CDB constitui – até mesmo por conta dessa facilidade – uma das primeiras alternativas para quem deseja migrar o dinheiro da poupança para uma opção mais rentável.

 

Leia também: Lucratividade e Rentabilidade: entenda as diferenças

 

Como o CDB funciona?

Na prática, o CDB funciona da seguinte maneira: quem compra CDBs empresta dinheiro para os bancos financiarem suas atividades de crédito.

Dessa forma, os bancos captam dinheiro com os CDBs oferecendo, em troca, uma remuneração – os juros – aos investidores, por um determinado período.

Os recursos, por sua vez, são utilizados por essas instituições para conceder empréstimos a outras pessoas.

E há alguma exceção? Sim. Ficam de fora os valores que os bancos são forçados a recolher como depósito compulsório junto ao Banco Central – cerca de um terço do que captam.

 

Quanto o CDB rende?

Uma vez que existem várias modalidades de CDBs, o rendimento pode variar bastante. Veja alguns exemplos:

  • CDB Prefixado: um CDB prefixado com taxa de 5% ao ano, por exemplo, oferecerá exatamente essa remuneração até o fim;
  • CDB pós-fixado: não é possível ter certeza quanto ao retorno financeiro, porque ele seguirá a dinâmica de variações do indicador;
  • CDB atrelado à inflação: a remuneração destes papéis mescla as duas estruturas, oferecendo como retorno uma parcela prefixada e outra pós fixada.

 

Leia também: Dicas da Greencred para fazer o seu dinheiro render mais

 

Vantagens de aderir ao CDB

Entre as principais vantagens de investir em CDB estão a facilidade para encontrar instituições que o disponibilizam, variedade de alternativas, cobertura pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e a possibilidade de liquidez diária.

Pensando em investir? Saiba que se associar a uma cooperativa de crédito pode ser uma excelente decisão nesse sentido. A Greencred atua há 25 anos em prol do desenvolvimento financeiro de seus associados, oferecendo rentabilidade, segurança e condições diferenciadas em relação aos bancos tradicionais. Fale agora mesmo com a nossa equipe:

(41) 3304-1100 (sede)/ (41) 3077-2100 (Cooperhec)
greencred@greencred.com.br